Como atender pacientes especiais na Odontologia

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Como atender pacientes especiais na Odontologia
Rate this post

Atender pacientes especiais em todas as áreas da saúde é primordial.

Afinal, segundo dados do IBGE, só no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

No caso da Odontologia, o profissional também deve estar capacitado para oferecer um atendimento diferenciado. Afinal, isso irá gerar confiança entre o dentista e os portadores de necessidades especiais.

Quer saber como atender pacientes especiais da melhor forma? Então confira as instruções que a Odonto Equipamentos preparou para você!

Quais são os tipos de necessidades especiais

Antes de indicar como deve ser feito o atendimento, precisamos entender quais tipos de necessidades especiais existem. 

Cada uma delas traz características únicas e que devem ser trabalhadas pelo profissional. Assim, o trabalho no consultório será mais fácil e produtivo. 

São algumas delas:

  • Deficiência física;
  • Deficiência mental;
  • Deficiência visual;
  • Deficiência auditiva;
  • Síndrome congênita (como os causados pelo Zika Vírus);
  • Distúrbios comportamentais (como o autismo);
  • Doenças crônicas;
  • Transtornos psiquiátricos.

Pré-atendimento

A Odontologia para pacientes com necessidades especiais deve estar cercada de cuidados desde o primeiro contato.

Antes de realizar a consulta, o mais indicado é que o especialista faça uma pequena entrevista com os responsáveis e acompanhantes. Isso ajudará a entender as dores e limitações do paciente, além de prever possíveis reações. 

Também deve ser questionado se já houve algum atendimento odontológico anteriormente ou se há alergia a algum tipo de medicamento. A anamnese é importante para colher essas informações!

Atendimento na cadeira do consultório

O contato entre o dentista e o paciente com necessidades especiais na cadeira do consultório é o principal desafio do profissional na maioria dos casos.

Quando o paciente apresenta um comportamento agitado ou demonstra resistência, vale utilizar técnicas verbais de apoio e incentivo na abordagem. 

Mas o medo e receio podem ser trabalhados com a ajuda dos familiares e acompanhantes. Portanto, o ideal é orientá-los desde o agendamento a encorajar o paciente para a futura consulta.

Outros cuidados importantes

Além disso, também é importante tomar alguns cuidados com casos específicos como os de crises convulsivas, por exemplo.

A luz dos aparelhos e máquinas é um deles. É importante posicionar e acender luzes de modo que não assuste o paciente ou cause movimentações involuntárias.

O barulho também pode atrapalhar: deve-se avisar sempre que algum aparelho com som for ligado. Isso ajuda a evitar sustos e reações negativas.

Estar atento à Odontologia para pacientes é primordial!

Oferecer um atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes especiais é uma prática muito importante. Ao seguir as dicas acima e tratar cada caso como único, você garante que tudo ocorrerá bem.

Também vale a pena buscar uma especialização em Odontologia para pacientes com necessidades especiais. Trata-se de uma especialização complexa, mas também muito gratificante!

Ah, e para deixar seu consultório pronto para receber todos os seus pacientes, confira o site da Odonto Equipamentos! Aqui temos tudo para que o seu atendimento seja sempre o melhor possível!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber