Devido aos efeitos da pandemia de Coronavírus, a atenção para casos de lesão por pressão tem aumentado significativamente.
Principalmente quando a doença chega em seus estados mais graves, a atenção deve ser redobrada.
Para saber mais sobre as lesões por pressão e como preveni-las, continue a leitura que o blog da Odonto Equipamentos preparou para você!
O que é lesão por pressão?
Chamamos de lesão por pressão o que acontece quando o corpo de um paciente internado tem seu peso corporal pressionado e projetado sobre as proeminências ósseas, as quais, em contato entre superfícies, causam lesões.
Ao atingir a pele e os tecidos adjacentes, a pressão interrompe a circulação, causando a morte residual.
Em casos em que o paciente possui alguns agravantes, como desnutrição, desidratação, obesidade ou baixo peso corporal e comorbidades, os riscos são ainda maiores.
Estágios da lesão por pressão
No entanto, mesmo antes da pandemia, as lesões por pressão já afetavam muitos pacientes, sendo elas classificadas em diferentes estágios:
- Estágio 1: lesão por pressão que deixa toda a pele com hiperemia que não embranquece;
- Estágio 2: lesão por pressão que causa perda da pele em sua espessura parcial;
- Estágio 3: lesão por pressão que causa perda da pele em sua espessura total;
- Estágio 4: lesão por pressão que causa perda total da pele com exposição de camadas profundas (ossos, músculos e tendão).
Avanço das lesões por pressão com a COVID-19
Devido aos casos de Covid-19, notou-se uma certa mudança nos padrões das lesões por pressão. Podemos citar, por exemplo, o surgimento de lesões em regiões do corpo que antes não eram comuns, como trocantérica, maléolos e calcânea.
Além disso, as LPs passaram a serem vistas na área frontal do corpo, devido à posição de barriga para baixo dos pacientes. Dentre os locais mais citados, estão testa, nariz, queixo, olhos, seios e joelhos.
Segundo especialistas, a inflamação que o vírus causa está entre uma das razões para este acometimento mais agressivo dos tecidos. Ao acometer os vasos sanguíneos, o suprimento de sangue para os tecidos é prejudicado. Isso sem falar no dano tecidual, acelerado por conta da pressão exercida sobre as proeminências ósseas.
Tratamento para as lesões por pressão
Uma lesão por pressão geralmente é acompanhada de um caso clínico bem complicado.
Em casos de Covid-19, além da dificuldade respiratória, ainda há o uso de drogas vasoativas que tornam o estado do paciente delicado e com necessidade de atenção especial por parte da equipe médica.
Para este tratamento, o Recover e o Laser Duo da MMO são grandes aliados. Isso porque eles utilizam a fotobiomodulação, capaz de acelerar o processo de cicatrização das lesões. E isso acontece por conta dos efeitos fotoquímicos, fotofísicos e fotobiológicos nos tecidos e células.
Com os equipamentos certos, as lesões por pressão podem ser devidamente tratadas!
Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre este assunto tão importante e necessário? É, de fato, um tema muito importante e que requer atenção especial.
Portanto, aproveite para conhecer o Recover e o Laser Duo da MMO no site da Odonto Equipamentos! Trabalhamos com as melhores marcas para oferecer o que há de melhor em qualidade para seus atendimentos!
Envie seu comentário