Aparelhos autoligados: qual indicar aos pacientes?

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Aparelhos autoligados: qual indicar aos pacientes?
Rate this post

Os aparelhos autoligados se tornaram uma revolução dentro da Ortodontia, que antes era limitada apenas aos modelos tradicionais.

Mais rápido, menos dolorido e mais estético, esse tipo de aparelho possui algumas variações e a peça utilizada dependerá do objetivo do paciente com o tratamento.

Quer saber qual modelo de aparelho autoligado indicar aos seus pacientes? Então acompanhe o conteúdo que a Odonto Equipamentos preparou e saiba mais sobre o assunto!

O que são aparelhos autoligados?

O aparelho autoligado é um modelo que utiliza base de bráquete sustentado por um fio em pequenas estruturas que já vem acopladas nele. 

Mesmo que o objetivo seja o igual ao do aparelho convencional – alinhar os dentes e descruzar a mordida – ele traz algumas características que o tornam melhor e mais eficiente que os modelos tradicionais, como a ausência das borrachinhas. Para fazer essa substituição, ele usa uma espécie de presilha que é fixada ao arco ortodôntico, reduzindo o atrito entre os dentes.

Além disso, o autoligado – ou autoligável – também é uma opção esteticamente mais bonita, discreta e possui eficiência maior, já que reduz o tempo de tratamento necessário.

Qual modelo de aparelho autoligado indicar aos pacientes?

Ao optar pelo tratamento ortodôntico, o paciente deverá escolher qual modelo de aparelho autoligado prefere. A seguir, separamos quais são eles e suas principais diferenças. Acompanhe:

Aparelho autoligado tipo estético

Neste modelo, os aparelhos são confeccionados em material transparente ou branco e o arco ortodôntico segue em metal.

Apesar de mais caros, são perfeitos para pacientes que priorizam a estética e prezam por um resultado mais discreto, se tornando quase imperceptíveis para quem vê.

Aparelho autoligado tipo metálico

Este modelo possui os bráquetes produzidos em metal e mesmo não sendo transparentes ainda trazem um resultado bastante discreto, principalmente se comparado ao aparelho ortodôntico convencional. O segredo está na ausência das borrachinhas, que tem a função de prender e puxar os fios durante o tratamento. 

Trata-se de uma opção mais cara, mas com custo menor do que o modelo transparente.

Leia também: Alinhadores invisíveis, uma alternativa para sua clínica

Aparelho autoligado tipo estético-metálico (misto)

Apesar de menos comum, esse tipo de aparelho também é uma opção que pode ser oferecida aos pacientes no consultório.

Ele traz a parte superior e posterior com bráquetes transparentes e metálicos na parte inferior. Essa é uma alternativa que prioriza o sorriso transparente e que pode influenciar no valor do tratamento, menor do que a peça toda sendo transparente.

Com os aparelhos autoligados, seus pacientes ficam muito mais satisfeitos!

Oferecer o tratamento com aparelho autoligado é uma forma de atrair mais pacientes e proporcionar um serviço de alta qualidade, já que este é um procedimento mais tecnológico e avançado. Para isso, vale a pena oferecer diferentes versões do aparelho e conversar sempre com o paciente para que juntos cheguem à opção ideal.

E já sabe, para completar o seu consultório com as melhores opções do mercado de odontologia, basta acessar o site da Odonto Equipamentos! Por lá você encontra tudo o que precisa para atender com a qualidade que seus pacientes merecem!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Laserterapia mamilar: eficiência e conforto Equipamentos necessários para cada tipo de laboratório Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber