O uso da radiação odontológica está relacionado a procedimentos que ajudam a diagnosticar e otimizar tratamentos.
No entanto, a radiação na Odontologia é vítima de um antigo mito: o de que a radiografia causa câncer de tireóide nos pacientes. Mas a verdade é que não existe, até hoje, uma comprovação sobre esse assunto.
Quer saber mais sobre a radiação odontológica e os cuidados essenciais ao utilizá-la nos procedimentos em sua clínica? A Odonto Equipamentos trouxe todas essas informações para você. Olha só!
Radiografia odontológica dá câncer de tireóide?
Geralmente, quando citamos o termo “radiação”, muitas pessoas o associam a algo nocivo. No entanto, a verdade é que hoje muito do que está ao nosso redor emite e recebe radiação. Podemos citar, por exemplo as ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível e etc.
Graças aos avanços na tecnologia, a radiação hoje faz parte de diversos procedimentos benéficos à nossa vida. Na Odontologia, podemos citar exemplos como a fotopolimerização e os exames de radiografia.
Sendo assim, o mito de que a radiografia odontológica dá câncer de tireóide nunca foi comprovado pelo fato de que esses exames utilizam mínimas doses de radiação. Além disso, os pacientes se submetem a este tipo de exame pouquíssimas vezes, o que não justificaria um câncer de tireóide.
Leia também: Fotoativação: tudo que você precisa saber
Quando e como usar a radiação no atendimento
Em uma clínica odontológica, toda e qualquer exposição à radiação deve obedecer o Princípio ALARA, sigla do inglês para “tão baixo como seria razoavelmente possível”.
Ou seja, o benefício do uso da radiação deve ser sempre o menor possível e sempre conforme os dois princípios básicos a seguir:
- Princípio da justificação: qualquer atividade que envolve radiação deve ser justificada em relação a outras alternativas possíveis e com benefícios comprovados para os pacientes;
- Princípio da otimização: todos os processos que envolvem fontes de radiação devem ser feitos obedecendo o princípio de que a exposição seja reduzida ao extremo.
Cuidados no uso de radiação odontológica
Ainda que o uso de radiação na Odontologia seja bem limitado, é importante tomar certos cuidados para se proteger de exposições desnecessárias.
Confira a seguir algumas precauções que os profissionais devem adotar nestes casos:
- Durante o contato com o material, usar aventais feitos de chumbo;
- Utilizar filmes ultrarrápidos;
- Calibrar os aparelhos regularmente;
- Utilizar processamento automático nas imagens
- Nunca ficar na frente do feixe útil de raios X;
- Nunca segurar o filme na boca do paciente
- Colocar-se a 2 metros de distância da fonte de radiação ou ser protegido por parede plumbífera.
Tomar as devidas precauções no uso de radiação odontológica traz mais proteção para todos!
Procedimentos odontológicos como o uso da radiografia são exemplos de avanços tecnológicos que facilitam diagnósticos e tratamentos de pacientes.
E para que a saúde de todos seja sempre uma prioridade, evitando exposições desnecessárias à radiação, é importante que todos os profissionais tomem os devidos cuidados citados acima.
Anotou tudo? Então continue acompanhando o blog da Odonto Equipamentos! Aqui tem sempre o que você precisa saber para atender sempre bem e com mais qualidade!
Envie seu comentário