Fotoativação: tudo que você precisa saber

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Fotoativação: tudo que você precisa saber
Rate this post

A fotoativação é um procedimento muito comum para os profissionais da área odontológica.

Nesse processo, os materiais resinosos são moldados e a qualidade de cada peça depende de um bom fotopolimerizador. 

Quer saber mais sobre a fotoativação e como escolher o melhor fotopolimerizador para sua clínica? Então confira tudo que a Odonto Equipamentos preparou sobre esse assunto!

A importância da fotoativação

O fotopolimerizador para ortodontia prepara os materiais resinosos – seja resina composta, sistema adesivo ou cimento resinoso – e faz com que sua conversão seja maior. Ou seja, ajuda a formar uma boa quantidade de polímeros na peça que está sendo produzida.

Em outras palavras, não adianta produzir laminados cerâmicos seguindo todo o protocolo técnico se o procedimento de fotoativação não for feito corretamente: o resultado final será comprometido.

Então, para que isso não ocorra, a melhor opção é investir em um bom aparelho fotopolimerizador.

A seguir, como funciona o fotopolimerizador e confira alguns pontos que você deve observar antes de comprar o seu:

O tipo de ponteira

Existem diferentes ponteiras transmissoras de luz para fotopolimerizadores. E a escolha da ponteira faz bastante diferença no alcance da luz até a restauração da peça.

São dois tipos de ponteiras disponíveis no mercado: as transmissoras diretas e indiretas. 

Elas podem ser produzidas em plástico ABS, fibra de vidro ou acrílico e devem apresentar uniformidade na composição para evitar defeitos conforme forem usadas.

Leia também: 5 equipamentos para montar um laboratório de prótese dentária

Luz de irradiação

Quanto maior a intensidade do aparelho, mais a luz penetra, tornando a restauração da peça mais eficiente. Essa potência é mensurada em mW (megaWatts) e independe da área da ponta transmissora do aparelho. 

O ideal é que o material resinoso translúcido fique exposto por 20 segundos e resinas opacas por 40 segundos. Por isso, verifique a indicação da potência e escolha o modelo que mais atende suas necessidades produtivas.

Assim, a polimerização de incrementos será feita da melhor forma, mesmo em processos mais curtos.

Área de ponta ativa

Outra questão importante é a da área de ponta ativa. Quanto menor for a área de ponta ativa, maior será a intensidade emitida pelo aparelho.

Normalmente, os aparelhos possuem pontas ativas inferiores a 1mm². Nestes casos, a luminosidade pode atingir alta intensidade. 

No entanto, como a luz está concentrada em uma pequena área, é preciso fotoativar várias regiões da mesma peça para que o grau de conversão seja o melhor possível.

Por isso, verifique a indicação da ponta ativa para escolher o aparelho que faça esse procedimento com mais precisão.

Encontre o fotopolimerizador perfeito para sua clínica na Odonto Equipamentos!

Comprar fotopolimerizador de qualidade é essencial para que o seu trabalho seja feito da melhor forma possível. É importante se atentar a cada detalhe acima e verificar qual aparelho mais atende suas expectativas.

Na Odonto Equipamentos você encontra fotopolimerizador com fio, sem fio e de marcas excelentes, como o Fotopolimerizador da Valo! Acesse e garanta já o seu!

Fotopolimerizador Emitter A Fit Schuster

Fotopolimerizador sem Fio Led 6 Kondentech

Fotopolimerizador Emitter Now Black 3200 mw/cm² Schuster

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber