A alta demanda de clientes e os diferentes serviços oferecidos fazem com que a biossegurança para salões de beleza seja cada vez mais necessária.
Como estão sempre em contato com pessoas, produtos químicos e outros agentes de poluição ambiental, os profissionais da beleza devem seguir as devidas orientações para evitar qualquer risco à saúde. E em tempos de pandemia, esses cuidados devem ser redobrados na reabertura dos salões.
Quer saber mais sobre biossegurança para salões de beleza e como você pode tornar seu ambiente de trabalho mais seguro? Então acompanhe as dicas que a Odonto Equipamentos preparou sobre o assunto!
Cuidados básicos e essenciais
As primeiras dicas estão relacionadas aos cuidados obrigatórios segundo as normas regulamentadoras para salões de beleza citadas no decreto 23.915 da COVISA. São eles:
- O espaço do salão deve estar sempre limpo, climatizado e devidamente arejado;
- As paredes devem ser lisas e impermeáveis para evitar o acúmulo de microrganismos;
- O local deve contar com mesa auxiliar e maca lisa ou impermeável. Ambas devem estar forradas com papel branco resistente (ou lençol de TNT no caso da maca) que deverão ser trocados após cada uso;
- Os profissionais devem trabalhar utilizando todos os EPI’s necessários;
- Para evitar contato direto com bactérias, é indicado o uso de lixeira com pedal sempre próximo ao atendimento;
- Todo e qualquer instrumento utilizado para atender (pinças, tesouras, estiletes, etc) precisa ser esterilizado na autoclave logo após os atendimentos.
Além disso, apesar de não estar presente nas normas, outro procedimento padrão e essencial é a lavagem correta das mãos. Ela deve ser feita com água e sabão e o profissional deve retirar todo e qualquer acessório como anéis ou pulseiras para a lavagem.
Orientações para toalhas e lençóis de tecido
Em salões de beleza, todos os dias são utilizadas peças como toalhas e lençóis de tecido durante o atendimento. Para elas, também existem orientações que devem ser seguidas.
O primeiro passo é fazer a lavagem das peças a cada uso, seja em lavanderias ou de forma doméstica. A recomendação é que a primeira lavagem após o uso seja feita em uma solução com água sanitária por 10 minutos. Depois disso, elas devem passar por uma segunda lavagem, desta vez com ácido peracético a 0,03% e passadas a ferro quente.
Depois, basta secar e armazenar em um local seco e arejado, de preferência embaladas e seladas em saco plástico.
Uso de EPI’s
EPI é a sigla para Equipamento de Proteção Individual. E como citamos acima, eles são indispensáveis durante os atendimentos em salões de beleza.
Por utilizar materiais que entram em contato com a pele, fluídos e, em alguns casos, resquícios de sangue dos clientes, é fundamental que os profissionais estejam equipados com os seguintes EPI’s:
- Máscara descartável;
- Touca descartável;
- Luvas descartáveis;
- Sapato fechado;
- Jaleco em tecido resistente.
Bônus: protocolo de prevenção contra a Covid-19
Além disso, também existem cuidados essenciais que devem ser tomados para evitar o possível contágio da Covid-19 após a reabertura dos salões de beleza. Confira quais são:
- Disponibilizar álcool em gel 70% pelo local;
- Orientar aos pacientes o uso da máscara, protegendo a região do nariz até o queixo;
- Oferecer lenços de papel pelo local;
- Remover itens de uso coletivo, como bebedouro.
Com a Odonto Equipamentos, a biossegurança para salões de beleza está garantida!
Na área da saúde e da beleza, todo o atendimento precisa seguir padrões de higiene e biossegurança adequados. Seu papel como profissional é seguir todas essas orientações e se certificar de que seu ambiente de trabalho está seguindo todos os protocolos corretamente.
E para que o seu salão de beleza esteja sempre equipado com os melhores produtos, conte sempre com a Odonto Equipamentos! Nosso site está repleto de opções que vão te ajudar a atender melhor, seguindo sempre os protocolos de saúde! Acesse e confira!
Envie seu comentário