Estágio em odontologia: Saiba a importância e quando começar

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Estágio em odontologia: Saiba a importância e quando começar
Rate this post

Aaaah o estágio em odontologia! É aquele momento tão esperado pelos acadêmicos do curso, que estão ansiosos para colocar a mão na massa e aplicar, na prática, seus conhecimentos.

É uma experiência fundamental para quem está se preparando para ser cirurgião-dentista e toda instituição de ensino deve oferecer, por lei, a oportunidade do aluno entrar em contato com pacientes reais, aprender e praticar habilidades clínicas em um ambiente supervisionado.

Inclusive, o estágio de dentista é uma prática bastante observada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), que criou normas e responsabilidades que devem ser seguidas pelos estagiários e ajudam a garantir a qualidade do processo, tanto do aprendizado do estudante, quanto do público atendido.

É natural que no dia a dia do estudante surjam dúvidas como quais conhecimentos o estagiário de dentista deve ter e até mesmo quanto ganha quem faz estágio em odontologia.

Para ajudar a entender um pouco mais, nós vamos mostrar como funciona o estágio em odonto e falar sobre a importância dessa etapa na graduação. Continue a leitura!

Como funciona o estágio de odontologia

O estágio é uma forma de trabalho que não oferece vínculo empregatício, ou seja, o aluno não é um colaborador da instituição que ele foi selecionado para estagiar.

Geralmente, o vínculo é formalizado através de um termo de compromisso entre a instituição de ensino, a empresa e o aluno.

Neste termo é bem comum constar as atividades que o estudante prestará durante o estágio. Veja a seguir uma pequena lista do que se faz no estágio de odontologia:

  • Observação dos procedimentos realizados pelo dentista;
  • Orientar pacientes sobre higiene bucal e cuidados preventivos;
  • Fazer procedimentos básicos como limpezas, aplicação de flúor, restaurações simples, etc;
  • Anamnese dos pacientes;
  • Moldagem de próteses;
  • Aprender sobre gerenciamento de prontuários, finanças, agendamento de consultas e documentação da ficha do paciente;
  • Auxílio em procedimentos cirúrgicos e entre outros.

Em relação à duração, o estágio de odontologia deve durar, no mínimo, um semestre, segundo as recomendações do CFO. Não pode ser um período inferior a isso. Ah, e o estágio também deve levar em conta o período em que o estudante estará em aula, para não coincidir e afetar o desempenho do mesmo.

Separamos mais duas dúvidas comuns para quem quer estagiar na área de odontologia.

Qual o melhor momento para começar?

Ainda seguindo as informações do CFO, só é considerada apta a realização do estágio se o estudante estiver, no mínimo, cursando regularmente o quinto semestre letivo do curso de odontologia.

Quanto ganha um estagiário de dentista?

Em pesquisa realizada pelo site Vagas.com, um estagiário em odonto ganha em média R $982,00 no Brasil, mas esse valor pode variar e chegar até R $1906,00. No caso de estágio curricular, há casos onde a função não é remunerada.

Qual a importância de fazer o estágio?

O CFO reforça que estágios clínicos e laboratoriais presenciais são indispensáveis na formação profissional do estudante da área de psicologia, porque o coloca frente a frente de um ambiente real de trabalho e promove maior qualidade na formação profissional e na assistência odontológica que é prestada à população.

Além disso, o estágio pode ser uma janela de oportunidades para fazer bons contatos e tirar ideias para criar a sua própria clínica odontológica.

Dicas para profissionais da odontologia é com a Odonto Equipamentos

A OdontoEquipamentos entende a área da odontologia e sabe bem quais os desafios, desde a época acadêmica até a manutenção de uma clínica odontológica.

Por isso, sempre trazemos conteúdos sobre gestão, dia a dia de uma clínica, e compra de equipamentos e suprimentos para ajudar o profissional a atender bem e deixar os clientes satisfeitos. Não deixe de conferir!

Até o próximo post!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber