Gengivoplastia, o tratamento que harmoniza o sorriso

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Gengivoplastia, o tratamento que harmoniza o sorriso
Rate this post

A busca por um sorriso bonito e atraente é cada vez maior em clínicas odontológicas. Pacientes com diversos quadros procuram especialistas para alinhar os dentes, torná-los mais brancos ou diminuir a gengiva, como é o caso da gengivoplastia.

Nesse procedimento específico, uma cirurgia é realizada para corrigir e modificar o formato das gengivas, diminuindo o chamado “sorriso gengival”.

Quer conhecer mais sobre esse tratamento e como oferecê-lo em sua clínica? A Odonto Equipamentos trouxe tudo que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

O que é a gengivoplastia?

A técnica de gengivoplastia é um procedimento indicado para pacientes que desejam ter o contorno anatômico da gengiva normalizado. 

Pacientes que procuram esse tipo de tratamento possuem um desalinhamento entre os dentes, lábios e gengiva, que pode ser resultado de causas hereditárias ou excesso de crescimento do osso maxilar.

No entanto, cada caso deve ser tratado como único e o profissional deve fazer estudos para saber se a gengivoplastia é ou não o melhor procedimento a ser feito. Para fazer essa análise, é indicado o uso de medidas como radiografias simples e fotografias.

Já em casos mais complexos, o profissional pode pedir ao paciente imagens tomográficas específicas para analisar a estrutura óssea de suporte dos tecidos gengivais.

Como funciona a cirurgia?

Esse tipo de cirurgia é considerado simples, indolor e pode ser realizado no próprio consultório. 

É aplicada uma anestesia local e, com o bisturi, o novo contorno da gengiva é desenhado. Assim, se for necessário, de acordo com os estudos feitos, o tecido ósseo é removido e o tempo total de cirurgia dependerá da quantidade de dentes que forem trabalhados. 

O pós-operatório da gengivoplastia requer uma alimentação à base de líquidos e pastosos em temperatura ambiente pelo menos nas primeiras 48 horas. Também é indicado um repouso de 72 horas sem qualquer esforço bucal durante este período.

Durante uma semana, o paciente deverá usar uma massa protetora no local da cirurgia, com o objetivo de evitar dores pela região. Após 7 dias, o resultado já pode ser notado e traz uma grande diferença para o sorriso do paciente.

Leia também: Harmonização orofacial: saiba mais sobre esse tratamento

Gengivoplastia convencional ou a laser?

Graças ao avanço da tecnologia, muitos procedimentos cirúrgicos e estéticos podem ser feitos com mais facilidade nos consultórios e clínicas.

No caso da gengivoplastia, o uso de laser para incisões do tecido gengival ainda não é tão comum. Isso porque os custos são mais elevados se comparado ao tratamento convencional. Além disso, essa modalidade de tratamento pode trazer riscos de necrose óssea na região operada.

A gengivoplastia é um procedimento que tem tudo para atrair mais clientes à sua clínica!

Cada vez mais procurada em clínicas odontológicas, o tratamento de gengivoplastia é simples e pode ser um diferencial em seu consultório. Para isso, é sempre importante trabalhar com profissionais devidamente capacitados e utilizar equipamentos de qualidade que possam levar a devida segurança a cada paciente.

E para isso, conte com os produtos da Odonto Equipamentos! Nossa loja está repleta de tudo o que você precisa para levar qualidade e confiança em cada atendimento. Acesse o site e boas compras!

Bisturi Cauterizador Caneta Cautermax Fabinject

Seringa para Toxina Botulínica 0,5mL 5mmx0,23mm 3/16 x 32G c/100 Uniqmed

New Skin 2.0 MMO Eletrocautério, Jato de Plasma e Fototerapia LED para Remoção de Manchas

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber