Existem alguns equipamentos que são de uso diário e extremamente importantes para a rotina de um dentista, como é o caso do micromotor odontológico.
Este aparelho é muito eficaz para procedimentos do dia a dia, como profilaxia, atividades de desgaste, acabamentos finos em restaurações e muito mais.
Para saber mais sobre o que é o micromotor odontológico e como escolher o seu, continue a leitura que o blog da Odonto Equipamentos preparou para você!
O que é micromotor odontológico?
O micromotor odontológico é um aparelho que auxilia o profissional em tratamentos como canal, preparação de cavidades e profilaxia.
Através dele, é possível realizar procedimentos como escariação, acabamento de polimento, remoção de coroas dentárias e muito mais.
Para utilizá-lo, é simples: basta acoplar o equipamento ao contra-ângulo ou à peça reta, ambos presentes em um kit acadêmico odontológico.
Vale lembrar que para seu pleno funcionamento, alguns cuidados são necessários. A lubrificação, é um deles: ao menos duas vezes ao dia, é indicado utilizar óleo para baixa rotação, o que garante melhor funcionamento do aparelho.
Além disso, é sempre recomendado avaliar a pressão dinâmica da peça, sendo que o regulador deve trabalhar sempre com no mínimo 60 psi e no máximo 80 psi.
Para que serve o micromotor odontológico?
Sendo uma espécie de complemento da peça reta e do contra ângulo, o micromotor odontológico serve para diversos procedimentos específicos nessa composição. Confira a seguir alguns deles:
- Acabamentos finos em restaurações;
- Atividades de desgaste,
- Confecção e polimento de dentes provisórios;
- Preparação de cavidades;
- Preparação interna de resina e cerâmica.
Como escolher o micromotor odontológico ideal?
Mas, afinal, o que levar em conta ao adquirir um micromotor odontológico? Para te ajudar a escolher o modelo ideal, trouxemos algumas dicas das quais você confere a seguir!
Design do equipamento
Para garantir que a inserção das peças seja feita de forma tranquila e segura, o design do micromotor deve ser levado em conta.
Se você, por exemplo, comprar esta peça separada das peças de mão de baixa rotação, certifique-se de que elas irão se encaixar à peça.
Além disso, o tamanho e o peso da peça também devem influenciar sua decisão de compra. Um micromotor odontológico portátil, leve e fácil de segurar tornam o procedimento mais confortável não só para o paciente, mas também para o profissional.
No entanto, existem modelos de micromotor odontológico de bancada que também são super práticos, leves e que valem a pena o investimento.
Sistema de conexão
Para garantir que o encaixe com as canetas ou com o micromotor acoplado à cadeira odontológica seja perfeito, analise seu sistema de conexão, ou seja, o seu tipo de encaixe.
No Brasil, o sistema mais utilizado é o Borden. Como a maioria das peças disponíveis no mercado já contam com esse sistema, este é apenas um fator para você ficar de olho antes de adquirir seu aparelho.
Ruídos do aparelho
Muitos aparelhos deste tipo apresentam o famoso ruído durante seu uso. Isso acontece porque ele funciona por ar e, com a rotação formada pela turbina, associada à pressão gerada pelo compressor odontológico, esse ruído acaba escapando.
Para muitos pacientes, esse barulho do “motorzinho de dentista” acaba gerando medo, dificultando o atendimento em alguns casos.
Então, a solução viável aqui é utilizar peças que funcionam a laser ou com rolamentos blindados, que evitam ruídos e tornam o procedimento mais agradável.
O micromotor odontológico ideal para a sua clínica está aqui na Odonto Equipamentos!
Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre o micromotor elétrico e suas funcionalidades?
Aqui na Odonto Equipamentos você encontra peças de mão odontológicas da melhor qualidade para facilitar sua rotina de procedimentos na clínica. Acesse nosso site e adquira já!
Envie seu comentário