A manutenção de implantes dentários é um processo que faz parte do tratamento e deve ser feita regularmente.
Esse cuidado é importante, pois ajuda na cicatrização do procedimento e evita a perda óssea bucal. Ou seja, é um trabalho contínuo, feito em conjunto com o paciente e que requer bastante disciplina.
Quer saber mais sobre como fazer manutenção de implante dentário e quais são as principais recomendações para esse tipo de pós-tratamento? Então acompanhe o conteúdo que a Odonto Equipamentos preparou e boa leitura!
Como realizar a manutenção de implantes dentários
Após a colocação do implante dentário, vem a fase de acompanhamento, que é onde o profissional cria um protocolo de retorno. Normalmente, esse atendimento pode ser dividido em 2 consultas a cada 6 meses e 1 por ano após os primeiros 12 meses.
Nessas consultas, o dentista deve analisar a situação bucal do paciente e o estado em que a prótese se encontra. Ele a remove, faz a limpeza e, se necessário, troca os parafusos.
Além disso, também é importante verificar se há o acúmulo de tártaro ou placa bacteriana no local do implante que possa comprometer o tratamento.
Qual exame solicitar?
Seguindo o passo a passo para manutenção do implante dentário, o profissional deverá solicitar ao paciente um exame de radiografia.
Ela deve ser feita 6 meses após o procedimento e servirá para analisar se a fixação da prótese está bem firme. Com o passar dos anos, é preciso verificar a necessidade de limpeza na região da prótese para eliminar o acúmulo de placa bacteriana, conforme mencionamos anteriormente.
É importante deixar bem claro ao paciente que todos os procedimentos de manutenção possuem custos e é preciso alinhar esses detalhes antes do atendimento.
Principais cuidados após o tratamento
O pós-tratamento de um implante dentário requer muitos cuidados e recomendações específicas. As principais delas e que devem ser repassadas aos pacientes são:
- Evitar alimentos duros ou cítricos que possam causar desgaste na superfície dental;
- Evitar ao máximo o hábito de fumar;
- Fazer a higienização bucal regularmente após as refeições e antes de dormir;
- Abandonar hábitos como abrir embalagens com a boca ou roer as unhas;
- Utilizar placas de silicone em casos de bruxismo ou ranhuras noturnas.
Além disso, pode ocorrer a necessidade da troca de alguma peça da prótese durante o pós-tratamento. Isso acontece, principalmente, quando o paciente:
- Deixa de fazer a higienização correta e ocorre a corrosão do material;
- Mastigou algum alimento de consistência muito dura e fraturou a prótese;
- Contraiu novamente a doença periodontal, o que causou fratura no osso ou gengiva que sustentava a prótese. Neste caso, é preciso fazer um enxerto ósseo para reconstruir o osso e reimplantar o pino de sustentação do implante.
Na Odonto Equipamentos você encontra tudo o que precisa para seus atendimentos!
Como citamos acima, a manutenção de implantes dentários é um processo contínuo e que deve fazer parte da vida dos pacientes mesmo anos depois da colocação do implante. Portanto, é preciso estar preparado para oferecer o melhor atendimento e estar sempre à disposição dos seus pacientes.
Para isso, conte com os produtos da Odonto Equipamentos! Nós temos os melhores opções para o seu atendimento odontológico e trabalhamos com as melhores marcas do mercado. Acesse o site e confira!
Envie seu comentário