Implante dentário: como oferecer esse tratamento

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Implante dentário: como oferecer esse tratamento
Rate this post

Muitas pessoas sofrem para comer e também têm sua autoestima afetada por conta da perda dos dentes. Por isso, uma alternativa ideal que pode acabar com esse problema é o implante dentário.

Muito mais que melhorar a questão estética, esse tratamento oferece mais qualidade de vida ao paciente, já que recupera a mastigação de alimentos mais sólidos.

Quer saber como oferecer esse procedimento em sua clínica odontológica? Então confira todos os detalhes que a Odonto Equipamentos preparou sobre esse assunto a seguir!

Como funciona o implante dentário?

Em certos casos, o uso da prótese dentária em pacientes que perderam seus dentes não é eficaz. Isso porque ela pode causar dores na gengiva e maior dificuldade de adaptação. 

Por isso, o implante dentário, ou seja, a reposição dos dentes perdidos, é uma das soluções mais indicadas. 

Esse processo é feito através de uma estrutura de titânio que é colocada diretamente no maxilar do paciente. Portanto, para que a sustentação desses dentes ocorra, é necessário que a pessoa tenha gengivas e ossos saudáveis.

Depois, é preciso aguardar um período de 4 a 6 meses para a integração do osso, até que uma nova ligação do implante seja realizada por meio de cirurgia. A prótese definitiva é fixada e garante uma mastigação e aparência perfeitas.

Passo a passo para o implante dentário

Por se tratar de um procedimento que inclui cirurgia, é necessário que as clínicas odontológicas tenham todo o equipamento e profissionais capacitados para realizar o tratamento de implante dentário. Ele deve ser feito seguindo esta ordem:

  • Consulta para avaliação bucal: primeiramente, o profissional deve realizar uma consulta inicial e avaliar como está a situação dos dentes do paciente. Cada caso deve ser tratado como único, levando em conta os hábitos e características de cada paciente;
  • Solicitação de exames: O odontologista deve solicitar ao paciente uma radiografia, que poderá mostrar detalhes como as dimensões do tecido ósseo, além de contorno e prognóstico dos dentes agentes;
  • Definição do plano do tratamento: Feitos os exames, o profissional deve definir, junto ao paciente, qual é o melhor procedimento a ser feito. Pode ser tanto a colocação da prótese fixa, removível ou mesmo o implante;
  • Moldagens: As moldagens são os testes com os novos dentes e é feita uma espécie de preparação para que a boca receba o novo sorriso;
  • Cirurgia para instalação do implante: a cirurgia é realizada e uma estrutura metalizada de titânio é posicionada no osso maxilar e mandibular abaixo da gengiva, em substituição à raiz do dente;
  • Cuidados no pós-operatório: no pós-operatório, é normal que o paciente sinta dores iniciais. Para evitar infecções e o aumento do edema, é importante orientá-lo a respeitar o tempo de repouso e o consumo dos antibióticos nos horários corretos;
  • Manutenções periódicas: O tratamento não acaba após a cirurgia de implante. O profissional deve marcar retornos periódicos para que a manutenção seja feita corretamente.

Leia também: Lentes de contato dentais: o procedimento que virou mania

Qualquer tipo de paciente pode fazer?

Existem poucas limitações para o público que busca esse tipo de tratamento dentário. 

Os pacientes fumantes, por exemplo, devem ficar cerca de 14 dias sem o uso do tabaco. Isso ocorre porque tais pessoas possuem maior propensão às falhas de osseointegração dos implantes, devido à alteração química dos tecidos.

Pacientes com diagnóstico de diabetes controlada também podem realizar o implante dentário. Apenas aqueles com diabetes descompensada é que não devem se submeter a esse procedimento, já que o índice de osseointegração e manutenção dos implantes não é positivo.

Com o implante dentário, sua clínica aumenta o catálogo de serviços

O tratamento de implante dentário requer muito profissionalismo e habilidade do profissional odontológico. É um procedimento que envolve um cuidadoso processo cirúrgico de instalação óssea e é necessário contar com bons especialistas, além de equipamentos específicos de excelente qualidade.

Quer aumentar seu catálogo e serviços e melhorar seu atendimento? Então faça suas compras no site da Odonto Equipamentos! Aqui nós temos tudo o que sua clínica precisa para oferecer os melhores procedimentos e serviços sempre!

Contra Angulo para Implante 20:1 Push Button Driller

Motor de Implante Driller BLM 350

Motor de Implante Driller Smart Torque Control com Contra Angulo 20:1 Driller

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber