Passo a passo para descartar lixo odontológico

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Passo a passo para descartar lixo odontológico
Rate this post

Descartar o lixo odontológico é uma tarefa que deve ser tratada com a máxima atenção dentro da clínica ou consultório.

Isso porque os dentistas e a equipe auxiliar utilizam diariamente materiais considerados contaminantes, que ao entrarem em contato com as vias de entrada podem transmitir vírus e doenças.

Quer saber como descartar o lixo odontológico corretamente? Então acompanhe o conteúdo que o blog da Odonto Equipamentos preparou a seguir e boa leitura!

Quais são os grupos de classificação dos resíduos?

É papel dos profissionais identificarem, segundo a Resolução RDC nº 33/03, a qual grupo determinado resíduo pertence. A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um deles e como o descarte deve ser feito:

Grupo A

Os resíduos do tipo A são aqueles considerados potencialmente infectantes. Eles podem conter agentes biológicos que trazem maiores riscos de contaminação e infecção para qualquer pessoa que entrar em contato. 

Para descartar materiais desse grupo, é necessário utilizar um saco plástico de cor diferenciada (geralmente utiliza-se branco ou vermelho), em lixeira de material resistente.

Grupo B

São aqueles resíduos que contém substâncias químicas que representam riscos à saúde relacionados à inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Podemos citar, por exemplo, quimioterápicos, antibióticos, além de produtos de limpeza e reagentes usados em laboratório.

Para seu descarte, é preciso utilizar recipientes sólidos que comportem todo o material. Além disso, antes de juntar os resíduos para descarte, é necessário avaliar se eles possuem ou não substâncias compatíveis entre si.

Grupo C

Diz respeito aos resíduos radioativos utilizados em serviços de medicina nuclear, radioterapia e laboratórios de análises clínicas. 

Neste caso, o ideal é contar com um colaborador específico para fazer o descarte. Afinal, o rejeito deve ser eliminado em recipiente de acordo com o tipo de substância e com a devida identificação de resíduo radioativo para que o coletor identifique e separe o material.

Grupo D

Trata-se dos resíduos domiciliares comuns que são produzidos no dia a dia da clínica e não apresentam risco biológico, químico e radioativo, tais como restos de alimento e papel higiênico.

Esse descarte deve ser dividido entre os materiais que são recicláveis em suas latas de respectivas cores (plástico, papel, vidro, metal e orgânico) e aqueles que não são, eles na lixeira de cor cinza.

Grupo E

Este grupo está relacionado a resíduos perfurocortantes e engloba materiais como seringas, lâmpadas, vidro, tesouras, agulhas e lâminas. 

O descarte deve ser feito em caixas de papelão resistentes, sem furos ou vazamentos, de forma que fiquem isolados para não ferir quem manusear o material. Também é ideal que essas caixas estejam bem identificadas para que o transporte seja feito com o máximo de cuidado.

Dicas extras para descartar lixo odontológico

Para preservar a saúde dos colaboradores e dos pacientes, a coleta de resíduos odontológicos e seu descarte devem ser feitos com muita atenção. Por isso, trouxemos mais algumas dicas para te ajuda a concluir essa tarefa:

  • Providencie um tipo de lixeira diferente para cada tipo de descarte. De preferência, um modelo com a tampa acionada pelo pedal;
  • Procure a coleta seletiva da sua cidade e despache o lixo que é reciclável para estes locais;
  • Fique atento à legislação: os sacos para acondicionamento de resíduos do grupo A precisam ser substituídos ao atingirem o limite de ²/³ de sua capacidade ou então a cada 48 horas, independentemente do volume.

Descartar lixo odontológico é prezar pela saúde e integridade de todos ao seu redor!

É necessário que todos os profissionais da clínica tenham consciência da importância do descarte correto de resíduos odontológicos e seus danos à saúde. Assim, é possível preservar a saúde de todos e evitar perigos como a disseminação de infecções e doenças.

E para manter a sua clínica sempre equipada com os melhores produtos, conte com a Odonto Equipamentos. Trabalhamos com ótimos preços e as melhores marcas para você atender com cada vez mais qualidade!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber