Você conhece a Odontologia do Trabalho?
No meio corporativo, é muito importante respeitar normas de segurança que não coloquem a saúde em risco.
No entanto, algumas funções exigem mais esforço ou apresentam riscos maiores. Portanto, isso deve ser acompanhado de perto.
E é aí que entra a Odontologia do Trabalho. Trata-se de uma especialidade da Odontologia voltada para a saúde no ambiente de trabalho.
Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe esse post especial da Odonto Equipamentos!
O que faz o profissional de Odontologia do Trabalho?
Assim como o Médico do Trabalho, esse profissional atua para diagnosticar e prevenir doenças. Assim, problemas maiores são precavidos — tanto para o funcionário, quanto para a empresa.
Seu dever é identificar sintomas, encaminhar para exames e verificar a necessidade de tratamento em problemas ligados à saúde bucal.
Além disso, ele também é responsável por atuar na prevenção de possíveis doenças ocupacionais. Isto é, àquelas ligadas à função daquele trabalhador.
Que tipos de problemas a Odontologia do Trabalho trata?
Um dos problemas relacionados à saúde bucal e que pode trazer consequências graves é a gengivite.
O paciente com esse quadro traz grande quantidade de bactérias na cavidade bucal, além de inflamação e sangramento da gengiva. Esse estado, se não for tratado, pode se agravar e resultar em uma infecção generalizada.
Existem ainda outras doenças ligadas à presença de bactérias na região da boca. Em contato com o sangue, esses microorganismos podem acarretar em mais doenças e trazer prejuízos reais à saúde.
É necessário fazer um trabalho de orientação nas empresas e sempre indicar a escovação correta dos dentes, atrelada ao uso de fio dental entre as refeições.
Que tipos de exames esse profissional pode solicitar?
Os exames odontológicos ocupacionais solicitados pelos profissionais no ambiente corporativo podem ser os seguintes:
- Admissional: esse exame deve ser feito antes do indivíduo ser contratado e indica se a atividade na empresa poderá trazer agravantes à situação do paciente;
- Periódico: é realizado a cada período pré-estabelecido pela empresa e informa se no tempo indicado houve algum agravante na saúde bucal do funcionário;
- Mudança de função: na mudança de atividade dentro da empresa, o exame é feito para indicar se houve alteração no risco do qual o funcionário será exposto;
- Retorno ao trabalho: para aqueles que se ausentaram durante um período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença ou acidente relacionado ao trabalho;
- Demissional: este exame deve ser feito para quem foi dispensado e deve ser realizado até o momento da homologação. Ele mostra se o funcionário sofreu algum dano na saúde bucal durante o período em que esteve na empresa.
Além disso, o médico responsável pode solicitar outros exames, de acordo com cada caso em específico.
Saiba tudo sobre saúde bucal no blog da Odonto Equipamentos
Viu que importante ter um profissional como este no local de trabalho? Afinal, com saúde não se pode brincar, não é mesmo?
E para mais dicas e informações como essa, confira nossos outros posts no blog da Odonto Equipamentos. Aqui você fica por dentro de tudo sobre saúde e higiene bucal!
Envie seu comentário