Saiba tudo sobre a Odontologia do Trabalho

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Saiba tudo sobre a Odontologia do Trabalho
Rate this post

Você conhece a Odontologia do Trabalho?

No meio corporativo, é muito importante respeitar normas de segurança que não coloquem a saúde em risco.

No entanto, algumas funções exigem mais esforço ou apresentam riscos maiores. Portanto, isso deve ser acompanhado de perto.

E é aí que entra a Odontologia do Trabalho. Trata-se de uma especialidade da Odontologia voltada para a saúde no ambiente de trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe esse post especial da Odonto Equipamentos!

O que faz o profissional de Odontologia do Trabalho?

Assim como o Médico do Trabalho, esse profissional atua para diagnosticar e prevenir doenças. Assim, problemas maiores são precavidos — tanto para o funcionário, quanto para a empresa.

Seu dever é identificar sintomas, encaminhar para exames e verificar a necessidade de tratamento em problemas ligados à saúde bucal.

Além disso, ele também é responsável por atuar na prevenção de possíveis doenças ocupacionais. Isto é, àquelas ligadas à função daquele trabalhador.

Que tipos de problemas a Odontologia do Trabalho trata?

Um dos problemas relacionados à saúde bucal e que pode trazer consequências graves é a gengivite.

O paciente com esse quadro traz grande quantidade de bactérias na cavidade bucal, além de inflamação e sangramento da gengiva. Esse estado, se não for tratado, pode se agravar e resultar em uma infecção generalizada.

Existem ainda outras doenças ligadas à presença de bactérias na região da boca. Em contato com o sangue, esses microorganismos podem acarretar em mais doenças e trazer prejuízos reais à saúde.

É necessário fazer um trabalho de orientação nas empresas e sempre indicar a escovação correta dos dentes, atrelada ao uso de fio dental entre as refeições.

Que tipos de exames esse profissional pode solicitar?

Os exames odontológicos ocupacionais solicitados pelos profissionais no ambiente corporativo podem ser os seguintes:

  • Admissional: esse exame deve ser feito antes do indivíduo ser contratado e indica se a atividade na empresa poderá trazer agravantes à situação do paciente;
  • Periódico: é realizado a cada período pré-estabelecido pela empresa e informa se no tempo indicado houve algum agravante na saúde bucal do funcionário;
  • Mudança de função: na mudança de atividade dentro da empresa, o exame é feito para indicar se houve alteração no risco do qual o funcionário será exposto;
  • Retorno ao trabalho: para aqueles que se ausentaram durante um período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença ou acidente relacionado ao trabalho;
  • Demissional: este exame deve ser feito para quem foi dispensado e deve ser realizado até o momento da homologação. Ele mostra se o funcionário sofreu algum dano na saúde bucal durante o período em que esteve na empresa.

Além disso, o médico responsável pode solicitar outros exames, de acordo com cada caso em específico.

Saiba tudo sobre saúde bucal no blog da Odonto Equipamentos

Viu que importante ter um profissional como este no local de trabalho? Afinal, com saúde não se pode brincar, não é mesmo?

E para mais dicas e informações como essa, confira nossos outros posts no blog da Odonto Equipamentos. Aqui você fica por dentro de tudo sobre saúde e higiene bucal!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber