Odontologia Veterinária: a importância dessa especialidade

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Odontologia Veterinária: a importância dessa especialidade
Rate this post

A especialização em Odontologia Veterinária é um diferencial para o médico veterinário oferecer em seu consultório. 

Afinal, essa é uma área indispensável para a saúde do bichinho, ainda que não seja tão procurada pelos donos de pets. Portanto, enaltecer a importância da odontologia veterinária também é responsabilidade do veterinário. 

Pensando nisso, a Odonto Equipamentos separou algumas dicas para quem já trabalha ou deseja se especializar na área. Vamos conferir?!

Além das vacinas, banho e tosa

Os bichinhos são considerados, atualmente, parte da família! Com isso, o cuidado com a saúde dos pets já ganha muito mais atenção do que há alguns anos. No entanto, esse zelo deve ir além das vacinas, banho e tosa — e a odontologia veterinária é um ótimo exemplo.

Como trabalhar com a Odontologia Veterinária

Ok, até aqui nós vimos que o cuidado com a saúde oral dos animais nem sempre é prioridade para os donos. Mas, então, como trabalhar com a odontologia veterinária de forma que traga retorno?

Nesse caso, você pode considerar algumas possibilidades como:

1. Prestar atendimento já alocado em clínicas veterinárias. Dessa forma, o processo é facilitado para o dono do pet, visto que ele já tem uma frequência de acompanhamento naquela clínica/consultório. Isso também ajuda profissionais que recém se especializaram a iniciar sua trajetória no ramo com um leque maior de clientes. 

2. Abrir uma clínica odontológica veterinária, buscando parcerias com outros consultórios e centros de atendimento. Assim, eles podem indicar sua clínica como referência nos casos necessários de tratamento odontológico veterinário. Para quem já tem uma carreira de referência na área, essa pode ser uma opção vantajosa. Afinal, nada impede conciliar a rotina do próprio consultório com a prestação de serviços nas clínicas parceiras. 

Formas de destacar a importância da saúde oral dos pets

Como mencionamos, um dos desafios do dentista veterinário é destacar a importância da saúde oral dos pets para os donos.

Para isso, você pode buscar algumas estratégias que mostram que o cuidado é simples, mas que a falta dele pode ser um agravante. 

  • Fale sobre o cuidado em casa: o primeiro passo é explicar que a manutenção básica da saúde oral do pet começa em casa com a escovação diária. Além disso, oriente-o a fazer a profilaxia anual com o profissional.

  • Apresente as consequências da falta de cuidado: apresentar os riscos aos quais o animal fica suscetível quando não recebe acompanhamento ou cuidados com a saúde bucal é imprescindível. 
  • Oriente como identificar se o animal está com dor de dente: essa é uma das dúvidas mais comuns entre os donos de pets. Logo, a orientação deste pré diagnóstico é bastante importante. Fale dos sintomas, como a mudança de comportamento na hora de comer.

  • Explique sobre o tratamento: por fim, fale sobre como funciona a profilaxia (sendo um tratamento básico de limpeza) e demais tratamentos que podem ser necessários. O entendimento da situação faz toda a diferença para designar os cuidados. 

Por fim, transmita a confiança necessária para o dono do seu paciente: converse, explique e destaque a importância da saúde oral do pet.

Os melhores materiais odontológicos veterinários estão na Odonto Equipamentos

A Odontologia Veterinária é uma especialidade fundamental para o cuidado que os bichinhos precisam. E para oferecer um tratamento de máxima qualidade, conte com a Odonto Equipamentos — os melhores materiais odontológicos veterinários estão aqui!

Ultrassom Odontológico Veterinário Vet Sonic Dentscler

Aparelho Laserterapia Veterinária Velux MMO

Autoclave Cristófoli Vitale Class Cristófoli 12 Litros

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Lista de Comentários

Daniel Rodrigues

Excelente conteúdo de Clínica Odontológica Veterinária

Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber