Por terem mais acesso à informação, os idosos estão cada vez mais preocupados com a saúde. E a odontologia para terceira idade faz parte desta mudança de pensamento.
A chamada Odontogeriatria é a especialidade responsável por cuidar da saúde bucal dos idosos, levando em conta suas condições de saúde, tanto físicas quanto emocionais.
Para saber por que você precisa dar atenção a esta modalidade e quais são seus principais desafios, confira o conteúdo que a Odonto Equipamentos preparou a seguir!
Atendimento odontológico para terceira idade
Muitos são os problemas que podem afetar o público idoso em um consultório odontológico. Podemos citar, por exemplo, escurecimento e fratura nos dentes, além de problemas com implantes e restaurações.
Além disso, a saúde bucal destes pacientes também pode ser afetada por outros tratamentos. Nestes casos, o uso de medicamentos pode causar a diminuição da saliva, que também deve ser tratada por odontologistas.
Para atender essa demanda, o ideal é contar com um local adaptado que contenha rampas, corrimões e profissionais sempre à disposição. Em alguns casos, o atendimento odontológico domiciliar também deve ser uma opção e torna-se um diferencial importante para a clínica.
O fator psicológico
Assim como ocorre com o público infantil, o atendimento odontológico para idosos deve trabalhar a parte psicológica dos pacientes.
Afinal, é importante entender que alguns deles podem apresentar quadro depressivo ou doenças psicológicas. E no caso de perda dos dentes ou uso de dentaduras, a situação pode ser ainda mais complicada.
Além dos fatores citados acima, também é preciso levar em conta que muitos destes pacientes não possuem contato com aplicativos de celular ou mesmo internet. Nestes casos, vale a pena trabalhar com anotações para agendamentos de consultas e retornos.
Ou seja, é importante trabalhar uma comunicação mais próxima e humanizada, de forma explicativa e com paciência. Assim, os pacientes podem se sentir mais acolhidos e a fidelização acontece naturalmente.
Dicas extras
Além do que já foi falado acima, confira mais algumas dicas para trabalhar a Odontologia na terceira idade:
- Por se tratar de um público específico, ofereça treinamento aos profissionais da clínica, a fim de que o atendimento seja o melhor possível;
- Nas salas de espera, invista em conforto e comodidade para este público. Televisão, ar condicionado e filtro de água são ótimas opções para garantir o bem-estar de todos;
- Trabalhe o relacionamento com a família do paciente. Isso porque essas pessoas poderão orientar o próprio idoso quanto ao tratamento e recomendações necessárias.
Adaptar os serviços de Odontologia para terceira idade é fundamental
Os cuidados com a saúde bucal devem ser seguidos e garantidos para pessoas de todas as idades. No caso dos idosos, o atendimento precisa ser diferenciado e seguindo um padrão de qualidade, sempre de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde.
E para garantir esse excelência em seus serviços, conte com os produtos da Odonto Equipamentos. Acesse o site e encontre tudo o que você precisa para renovar e completar o seu consultório!
Envie seu comentário