Convênios odontológicos: vale a pena para o dentista?

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Convênios odontológicos: vale a pena para o dentista?
Rate this post

Muitos profissionais da odontologia, sejam os mais experientes ou recém-formados, costumam se perguntar: vale a pena se credenciar para atender convênios odontológicos?

É uma dúvida bem pertinente, já que esse método de atendimento traz um volume maior de clientes. Mas nem sempre o retorno é equivalente.

Para que você entenda melhor, a Odonto Equipamentos preparou um conteúdo especial sobre esse assunto. Confira!

Como atender convênios odontológicos?

O convênio odontológico diz respeito a um valor que um paciente ou empresa paga por mês em troca de serviços de odontologia. Ao optar por esse modelo, o paciente  tem o direito de desfrutar dos benefícios contratados e toda a cobertura que o plano oferece.

Financeiramente mais acessível, ele pode tanto cobrir o valor total do serviço quanto apenas uma parte. Em alguns casos, o número de visitas é limitado, assim como a quantidade de exames e outros tratamentos.

Os serviços podem ser os mais variados. Geralmente, passam por procedimentos como limpeza, aplicação de flúor, tratamento com aparelho e etc.

Para que você tenha um panorama sobre o atendimento feito por convênios odontológicos, separamos algumas vantagens e desvantagens deste método para odontologistas. Confira!

Vantagens dos convênios odontológicos

Alto volume de pacientes

Qualquer dentista precisa de uma agenda movimentada para lucrar. E quando o consultório está no começo, essa captação de clientes costuma ser mais difícil. 

E é aí que os convênios odontológicos podem ser uma boa opção. Eles aumentam o fluxo da clínica e ajudam o profissional a arcar com os custos de manutenção do local.

Uma forma de aumentar a lucratividade com os convênios é oferecer outros procedimentos dos quais o plano não cobre. Assim, fica muito mais fácil trabalhar a fidelização de clientes no consultório.

Confira mais detalhes sobre esse assunto no nosso texto Aprenda a fidelizar clientes em sua clínica odontológica.

Divulgação gratuita

Outra vantagem de atender por convênios odontológicos é a publicidade gratuita que seu consultório recebe. 

Geralmente, nas cartilhas de operadoras de convênios, há uma lista com o nome dos profissionais, suas especialidades e outros detalhes como localização do consultório e etc.

Mercado local aquecido

Se a sua clínica está em uma boa localização, próxima a empresas e centros comerciais, o retorno pode ser ainda melhor. Isso porque empresas empregadoras costumam oferecer esse serviço a seus funcionários, o que ajuda a manter a agenda sempre cheia.

Resultado? Mais lucro e trabalho para os profissionais da área.

Desvantagens dos convênios odontológicos

Retorno menor

Como já citamos acima, não devemos ignorar o fato de que o retorno financeiro de atender convênios odontológicos costuma ser menor.

Quem está pensando em se credenciar deve levar esse ponto em consideração. Afinal, o valor de uma consulta como essa pode chegar a 10% do valor de um serviço particular.

Mais burocracia

O atendimento por convênio odontológico também sofre com uma burocracia maior, que varia de operadora para operadora.

Para realizar este tipo de parceira, é necessário preencher o GTO’s (Guias de Tratamento Odontológico), estudar com calma as regras e carência dos planos e ainda outros detalhes que estão ligados aos deveres e direitos do profissional.

Resumindo…

A decisão de optar ou não pelo credenciamento em convênios odontológicos depende muito do momento de cada profissional. É um sistema vantajoso para quem ainda não possui uma cartela de clientes fixa e precisa de mais movimentação na clínica.

Ao mesmo tempo, é preciso estar ciente das desvantagens e, no caso de optar pelo atendimento por convênio, escolher uma operadora confiável e com boas referências no mercado.

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Então continue acessando o blog da Odonto Equipamentos! Aqui você fica bem informado e encontra todas as novidades do universo da odontologia!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber