Endodontia: guia completo para você entender tudo sobre essa área

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Endodontia: guia completo para você entender tudo sobre essa área
Rate this post

A Endodontia dedica-se ao tratamento da polpa e raiz dentária. Muitas vezes associada ao popular “tratamento de canal”, essa área é essencial para a preservação da saúde bucal, sendo uma base fundamental para reabilitações e procedimentos estéticos, como a Harmonização Orofacial. 

Neste artigo, abordaremos todas as informações pertinentes a área, desde procedimentos realizados até especialização na área para poder atuar como endodontista. Continue a leitura!

O que é Endodontia?

Endodontia é uma área da Odontologia dedicada ao tratamento dentário envolvendo a polpa e a raiz.

Esta especialidade é comumente associada ao popular “tratamento de canal”, uma vez que concentra-se na parte interna do dente, onde um ou mais canais podem ser encontrados. 

O profissional especializado nessa área é denominado Endodontista, responsável pelo tratamento de lesões internas. Além disso, a Endodontia é crucial para os procedimentos estéticos, como a Harmonização Orofacial, uma vez que a avaliação da saúde interna dos dentes é necessária antes de investir em procedimentos nessa área.

Que tipos de problemas são atendidos pelo profissional de Endodontia?

Conforme vimos até aqui, a Endodontia concentra-se no tratamento da saúde interna dos dentes, dentre os diversos problemas que demandam a intervenção de um Endodontista, temos:

  • Traumas nos dentes (como trincas e fraturas): após eventos como quedas ou impactos nos dentes, o Endodontista avalia a estrutura interna por meio de anamnese e exames, como radiografias.
  • Cáries profundas: quando uma cárie atinge profundamente a estrutura do dente, comprometendo a raiz, o tratamento de canal pode ser indicado pelo endodontista.
  • Dores agudas nos dentes: pacientes que experimentam dores intensas nos dentes podem buscar a intervenção do Endodontista para diagnosticar e tratar a origem do desconforto.
  • Queda ou fratura de restaurações de um dente: o profissional atua em situações em que restaurações anteriores sofrem danos, necessitando de reparo ou substituição.
  • Traumas que demandam tratamento protético (prótese): em casos de traumas extensos que exigem intervenção protética, o Endodontista pode ser envolvido no planejamento do tratamento.

Portanto, essa área desempenha um papel crucial na preservação da saúde bucal e funcionalidade dos dentes.

Como fazer uma anamnese em endodontia?

A anamnese em endodontia é o ponto de partida fundamental para um diagnóstico preciso. Nessa etapa inicial, é crucial realizar uma avaliação minuciosa do paciente, explorando o histórico de doenças e investigando a queixa principal, especialmente relatos de dor.

Para isso, há duas etapas, achados subjetivos e objetivos, vamos entender o conceito de cada um na sequência.

Achados subjetivos: queixa principal e presença de dor

Nesta fase, compreendemos a importância de ouvir a queixa principal do paciente, investigar seu histórico de doenças e entender detalhes sobre a dor que ele está enfrentando.

Portanto, entender as queixas do paciente é o mais importante, para isso, ao questioná-lo faça perguntas relacionadas a dor, como:

  • A dor é localizada ou difusa?
  • É espontânea ou provocada?
  • É contínua ou intermitente?
  • Existe algo que a alivia, como frio, calor, ingestão de algo doce, toque ou mastigação?

Achados objetivos: exames e testes clínicos na endodontia

Os achados objetivos recebem esse nome, pois se referem a exames clínicos e laboratoriais que auxiliam na fundamentação do diagnóstico.

Quanto aos exames e testes clínicos existem os intra e extra-orais, juntamente com radiografias, para um diagnóstico mais preciso.

Testes intra-orais:

  • Teste de sensibilidade ao frio: expor o dente ao frio e observar a resposta do paciente.
  • Teste de percussão vertical: identificar o dente afetado, avaliando a sensibilidade.
  • Análise gengival: tocar a gengiva para verificar ferimentos, bolsas e outras alterações.
  • Mobilidade do dente: verificar dentes amolecidos.

Avaliação extra-oral:

Examinar a área externa da boca em busca de inchaços, fístulas, pólipos, nódulos e desvios ósseos.

Exames de radiografia:

A radiografia periapical é realizada para avaliar 

  • coroa; 
  • raiz;
  • tecidos periapical
  • ligamento periodontal; 
  • ápice aberto ou fechado; 
  • presença de reabsorção; 
  • radiolucidez apical e lateral; 
  • lesão de furca.

Como se tornar um especialista em Endodontia?

Para trilhar o caminho de especialização em Endodontia e destacar-se nessa área, é essencial seguir algumas etapas específicas. Aqui estão as orientações para se tornar um especialista em Endodontia:

O primeiro passo é concluir a graduação em Odontologia. Este é o pré-requisito fundamental para ingressar na área de Endodontia e iniciar sua jornada rumo à especialização.

Após a graduação, é necessário realizar uma especialização em Endodontia. Essa etapa pode ser alcançada por meio de cursos de pós-graduação específicos na área. 

Além disso, dentro da Endodontia, é possível direcionar seu foco para situações específicas. Por exemplo, optar por capacitação em tratamentos específicos em dentes permanentes ou concentrar-se em procedimentos voltados para dentes de crianças. 

Ao seguir essas orientações, o profissional estará melhor preparado para se tornar um especialista em Endodontia, proporcionando tratamentos de qualidade e mantendo-se atualizado em uma área em constante evolução.

Continue acompanhando o blog da OdontoEquipamentos e fique por dentro de todos os assuntos relacionados à Odontologia!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber